sexta-feira, 14 de maio de 2010

Por que o biodiesel não é uma boa solução


Durante o governo do presidente Lula, muito se tem falado sobre o desenvolvimento do biodiesel, um combustível derivado de fontes renováveis, que poderia substituir o petróleo. O presidente divulgou-o em todo o mundo, somente mostrando vantagens quanto ao uso dele pelos países.

Mas se esqueceu de falar dos prejuízos que ele traria...
  1. Em primeiro lugar, não há lugar suficiente para fazer lavouras de plantas utilizadas na produção do combustível. Seria necessário cobrir todos os continentes de lavouras para suprir a demanda atual. Além disso, as plantações estão cada vez mais invadindo florestas tropicais que abrigam toda uma diversidade animal e vegetal que seria destruída para encher o tanque dos automóveis.

  2. Em segundo lugar, as grandes lavouras (no sistema de monocultura) esgotam rapidamente o solo, o que provoca grandes estragos a médio prazo. Como todo um bioma seria destruído, espécies de parasitas iriam se multiplicar demais, e a malária poderia se espalhar novamente -só pra citar uma moléstia.

  3. Os subprodutos derivados das lavouras, como glicerina, não serviriam nem para ser utilizados em piso asfáltico, o que faria com que esse produto se desenvolvesse demais, sem utilização real a curto prazo. Assim, a natureza seria mais uma vez afetada, o que seria desastroso.
Mais que uma proposta, o biodiesel talvez seja uma ameaça, e todos os prós e contras deveriam ser mais bem estudados antes da implantação do produto no mercado. Soluções para os problemas deveriam ser testadas antes de sair utilizando o produto a "torto e a direito", para que os danos ambientais sejam mínimos...

0 comentários:

Postar um comentário